sábado, 12 de janeiro de 2013

Los Roques: o que levar na mala e outras dicas

Los Roques é um lugar para relaxar, inclusive com o que você vai levar na mala! Esqueça salto alto, calça jeans, bijus em excesso e coisas do tipo. Você vai passar o dia todo de biquine/sunga e havaianas.

NA MALA

- Roupas leves para dia e noite
- Para ir às praias, você precisará de um barco e, já aviso, vai molhar! Então aconselho short ou sainha de praia e camiseta. Quando entrar no barco, tire a camiseta e fique só com a parte de cima do biquine
- Para a noite, calças leves, shorts e camisetas ou um vestidinho básico
- Repelente e filtro solar não podem faltar nunca (precisei comprar na ilha e custou Bfs 80, o filtro foi Bsf 220 da Australian Gold FPS 30)
- Leve um boné para o barco se não quiser pegar sol no rosto (chapéu de pano voa!)
- Leve um casaquinho porque a noite venta (nessa época do ano)
- Levei kanga de praia, mas a pousada disponibilizou toalhas ecológicas que secam rápido, então acabei nem usando
- No pé, havaiana o tempo todo (as ruas são de areia, então esqueça sapato fechado)

DICAS E OUTRAS COISAS

- Outro hotel que é muito bem falado é o Natura Viva. Mas eu amei o La Cigala, as pessoas, comida e o clima da pousada, então ficaria lá de novo!
- Você pode sair para jantar em outras pousadas, só precisa reservar com 1 dia de antecedência.
- Os pratos do jantar as vezes não são tão bem servidos... então quem como muito pode sim ficar com fome. Eu não tive problema, mas o meu namorado sim.
- Ar condicionado no quarto é algo imprescindível! Então procure uma pousada com isso, mesmo que seja mais cara. No paraíso não seja pão duro, por favor!
- Se for caminhar nas praias, leve a havaiana com você. 
- Os cachorros das praias de Los Roques são muito abusados e deitam na sua toalha se você deixar (rsrsrsrsrs).
- Compre o seu próprio snorkel, custa menos de 50 reais e é bem mais higiênico. Se der leve as nadadeiras também. Se ficar de pão durice, dá para alugar lá!
- Eu não fiz nenhum esporte além do mergulho, mas lá tem kite e prancha de stand up paddle para alugar, dá para contratar aulas também. Parece que do outro lado da ilha tem ondas para surf (os moradores surfavam lá)! 
- Se você levar o kite e se perder no meio do marzão, tem um barquinho chamado "kite rescue" que te busca e você paga Bsf 100 (isso aconteceu com uma das pessoas do grupo da pousada).

Bom, é isso! Espero que tenham gostado. Boa viagem!




Los Roques: roteiro dia a dia

A única coisa que tem pra fazer em Los Roques é ir a praia. E só. Se você não curte passar longos dias fazendo nada além de caminhar, mergulhar, nadar, ler um livro ou dormir ao sol, então é melhor ir para outro lugar.

Dito isso, aqui está o meu roteiro. Ele foi decidido no próprio dia, segundo conselhos do pessoal da pousada de acordo com as condições do vento. Lá vai:

Dia 1 - Francisquí

Lugar maravilhoso! Uma das praias que mais gostei. Tem uma piscina natural excelente para snorkel. O único problema é que tinham uns mosquitinhos micro que acabaram comigo, então leve repelente.

         


Dia 2 - Carenero e Sarqui

Demais! Em Carenero tem uma casa de pescador que vende lagosta (a da ponta de cor azul). Sarqui fomos somente mergulhar, lá tem as famosas tartarugas, mas eu só vi do barco... quando mergulhei não achei nenhuma. :(



 

Dia 3 - Dos Mosquices, Cayo de Agua e Espenqui

Fomos a Dos Mosquices conhecer o projeto das tartarugas. É bem basiquinho, mas legal. Você pode adotar uma tartaruga por Bsf 180 e voltar pra soltá-la 1 ano depois - fofo, né?! Tem lembrancinhas para comprar também.


Depois, fomos passar o dia em Cayo de Água: espetacular! Foi onde vi a cor mais bonita do mar... chegava a doer os olhos de tão claro. Muita beleza nesse mundão, gente!







Por fim, Sarqui, mas não tirei fotos porque paramos somente para fazer snorkel.

Esse passeio não estava incluído na pousada, pagamos Bsf 200/pessoa.


Dia 4 - Crasqui

Linda praia! Cheia de casinha de pescadores e com uma piscina natural MARA também. Lá tem o restaurante onde comemos a Lagosta (o da Pamela, Bsf 400/kg, mas combine o preço antes - 2 dias antes custava Bsf 250/kg)! Uma delícia.



  



Crasqui não estava incluída na pousada, pagamos Bsf 140/pessoa.


Dia 5 - Mergulho em Boca de Cote

Fizemos um batismo de cilindro em Boca de Cote! Foi mágico! Super recomendo. Quem ter certificação pode mergulhar 2x no dia. Infelizmente, não era o meu caso... Fomos com a Ecobuzos e pagamos USD 95/pessoa. Fica o dia todo fora, dependendo da hora eles te deixam em alguma praia próxima e você pode combinar com a sua pousada de te pegar lá.


Dia 6 - Cayo Muerto

Cayo Muerto é um banco de areia no meio do nada, só você e o marzão ao seu redor! Adorei! Mas, gente, nada pra fazer além de mergulhar, porque você dá a volta no banco em 30 segundos! Foi uma experiência única e super agradável.





Dia 7 - Cayo Vapor

Ótimo para quem cute kite! Alias, esse é um esporte muito comum lá. A praia também é linda!


 



Dia 8 e último - Madrisqui e Cayo Pirata

Depois de tantas praias lindas que eu já tinha visitado, essa foi a que menos me encantou. A praia é mais habitada, tem casas de veraneio e de pescadores e a água tem muita alga. Fui lá porque era o último dia e meu vôo saía as 16h. O legal é que é uma praia extensa, dá pra caminhar bastante e atravessar andando para Cayo Pirata (não é muito distante). Vale a visita, mas eu aconselho a deixar para o último dia mesmo.







terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Los Roques: indescritível

Magnífico: na minha opinião, é o melhor adjetivo que descreve Los Roques. O lugar é paradisíaco. Praias de areias brancas, mar azul turquesa, brisa suave e refrescante, dias lindos de sol! Muita paz e tranquilidade é o que você irá encontrar nesse arquipélago na Venezuela. Se é isso que você está buscando, programe-se e não perca tempo, vá aproveitar alguns dias por lá!

Para quem vai no Ano Novo (assim como eu fui), o lugar fica um pouco mais cheio, mas não é lotado... dá tranquilamente para aproveitar tudo. Eu peguei um pacote all inclusive na pousada, valeu muito a pena e recomendo. Na noite do dia 31 Gran Roque fica em festa! E tem DJ no La Gotera, um bar que fica na praia e, para os guerreiros de plantão, a farra vai até de manhãzinha. Mas fique atento, não tinha onde comer na noite de ano novo, então comprem umas comidinhas e deixem no hotel para a fome da madrugada pós-bebedeira.

Como chegar?
> Vôo Gol de Rio de Janeiro para Caracas (+- 8 horas de viagem) 
> O fuso horário na Venezuela é de -2h30 em relação ao Rio

Moeda local e câmbio: bolívares (Bsf)
Troquei 1 dólar por 15/16 bolívares no câmbio negro (no oficial é 1 para 4) no aeroporto de Caracas, logo quando cheguei. Troquei somente USD 200. Em Los Roques também dá para trocar, o câmbio era de 1 para 15 (troquei na única farmácia que tinha lá). 

Pernoite Caracas
Dormi uma noite em Caracas, fiquei no hotel Catimar (www.hotelcatimar.com/) por Bsf 460 (USD 30) a noite. 
Vantagens: perto do aeroporto e tem transfer gratuito. 
Desvantagens: hotel muito simples, só vale pra pernoite; não tem café da manhã nem frigobar no quarto; não tinha água quente no banheiro. 

Ida Los Roques
Fui com a Chapi Airlines, quem comprou para mim foi a pousada La Cigala (www.lacigala.com/), onde fiquei em Los Roques. Custou USD 250 por pessoa, ida e volta. O avião é um teco teco, mas foi bem tranquilo. Teve atraso de 30/45min tanto na ida quanto na volta, então tem que ficar atento ao horário de seus outros vôos. Tem uma taxa de embarque no aeroporto de +- Bsf45 por pessoa (USD 3), e a Chapi só aceita 10kg de bagagem por pessoa, cobrando Bsf 4 por kg extra (eles pesam a bagagem de mão também!). Eu paguei Bsf 28 (+- USD 2) de excesso porque estava com material de mergulho (snorkel e nadadeiras).

Entrada em Los Roques
Para entrar em LR é necessário pagar uma taxa de Bsf 180 por pessoa (12 dólares). Paga quando chega lá. Atenção: não aceitam dólares, então troquem no aeroporto de Caracas para pagar a entrada.

Hospedagem: Pousada La Cigala (www.lacigala.com/)
Estrutura
Água quente no banheiro, ar condicionado nos quartos e gerador para os casos de faltar luz (muito comum). Fora isso, a pousada é super aconchegante, linda!
Preço
Excelente pousada! Não é barata, mas vale cada centavo investido. Em dezembro (alta temporada) pagamos USD 195 por pessoa com tudo incluído (café da manhã, box com almoço para a praia, lanchinho pós-praia e jantar). 
Alimentação
A comida é preparada por um chef e é muito saborosa. Servem frutos do mar, no geral, mas se você tiver alguma restrição alimentar é só avisar, assim eles adaptam o menu para as suas necessidades. Bebidas não alcoólicas estão incluídas, alcoólicas a parte - em torno de Bsf 50 um drink (USD 3), Bsf 200 uma garrafa de vinho (USD 13).
Passeios incluídos
As praias mais próximas estão todas incluídas, e são muitas (Francisquís, Madrisqui, Cayo Vapor, Cayo Muerto, Bajo Fabian etc). Paguei somente os mais distantes, organizados pela própria pousada (Cayo de Água - Bsf 200 ou USD 13, e Crasqui - Bsf 140 ou USD 9, além do batismo de mergulho - USD 95 - que fiz com a Ecobuzos, certificados pela PADI - www.ecobuzos.com/).

Passeios, outras dicas, roteiro e fotos nos próximos posts! :)